02 maio 2013

Mais estudos sobre como emagrecer...

Abrindo o Bol hoje pela manhã, vi essa matéria, achei interessante e estou compartilhando com vocês.
---
De acordo com o clínico geral e fisiologista do exercício, João Pinheiro, formado em medicina pela Universidade Federal do Pará, diversos fatores podem interferir no resultado. E é aí que entra o que ele chama de neurofitness ou neuróbica:"O indivíduo que está acima do peso usa a comida para driblar frustrações, angústias, estresse. E, nesses casos, muitas vezes é preciso fazer algo a mais. Alguns exercícios mentais ajudam a ultrapassar as barreiras para a perda de peso."

A 'malhação' que mexe com a mente engloba desde manobras de equilíbrio até pulos e agachamentos. São movimentos simples que estimulam o cérebro de alguma maneira, disparando comandos para as áreas neuronal e muscular. Indicada para todas as idades, a ideia é revigorar a habilidade cerebral e aumentar a capacidade de alcançar objetivos definidos. A modalidade dá uma força no emagrecimento e ainda minimiza problemas como insônia, perda de memória e distúrbios de atenção. "O recomendado é associar o neurofitness a alguma atividade física tradicional – dança de salão, musculação, esportes", diz Pinheiro.


Embora ainda não haja comprovação científica, especialistas acreditam que a prática pode funcionar. O neurofitness é aplicado em duas situações distintas: exercícios mentais em prol da capacidade intelectual – de concentração, memória e estratégia, por exemplo; e atividade mental para perda de peso, redução de medidas e contorno corporal. "O primeiro item já foi bastante estudado e conta com embasamento científico, enquanto o segundo se baseia em um conceito relativamente novo e, por isso, carece de pesquisas. Mas é possível que seja eficaz, sim."

Eles dizem que o cérebro é que sente fome, faz as opções alimentares, seleciona as quantidades; e, na ginástica, define o tipo e a intensidade do exercício. É a cabeça que se frustra com os resultados ruins, desanima, desiste. E com isso, um cérebro melhor treinado auxilia na perda de peso, melhorando as escolhas e o comprometimento com os resultados.

Suzete Motta, médica formada pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) com prática ortomolecular e formação em estética médica, concorda. De qualquer forma, sabemos que o cérebro é o responsável por tudo. Para citar um exemplo, considere que o estresse aumenta o cortisol e altera o sono, fatores que influenciam na gordura corporal.

Veja, agora, alguns exercícios da modalidade:
1. Aposte no equilíbrio
Este exercício é simples e pode ser feito em casa. Fique em pé sobre uma plataforma e eleve os braços na altura dos ombros. Após manter o equilíbrio, tire o pé esquerdo por alguns minutos e depois faça o mesmo com o pé direito. Repita dez vezes com cada pé.
2. Exercite sua coordenação motora
Que tal andar de costas na esteira? Na velocidade de 1 km/h, suba no aparelho de costas e caminhe. No início, você pode apoiar os braços nas laterais para se acostumar. Pratique por cinco minutos.
3. Responda aos comandos
Peça a ajuda de uma amiga para ordenar que você pule ou agache assim que ela fizer um sinal. Elaborem uma sequência de exercícios: quando ela levantar o braço esquerdo, por exemplo, você deve pular três vezes; quando ela abaixar o mesmo, você tem que agachar. Dedique-se a essa 'aulinha' por cinco minutos, no mínimo.
4. Brinque com objetos
Em casa, disponha cinco cadeiras em um ambiente e ande entre elas, primeiro de frente e depois voltando de costas. Na sequência, pegue uma bola e a conduza com o pé esquerdo passando pelas cadeiras, depois alterne e repita com o pé direito.

Veja na íntegra toda a matéria:
Exercícios para o cérebro podem ajudar a emagrecer





6 comentários:

  1. Ana

    Amei seu comentário!!!!! Vc com sua simplicidade me fez enxergar uma coisa bem legal, eu tb tô amando esta nova fase da minha vida e assim como vc agora eu vou me dedicar 100% na dieta!!!!

    Qto ao post achei bem interessante, porém este negócio de coordenação motora não é comigo, sou tão atrapalhada, na academia eu me racho com as minhas maluquices... rs imagina eu tentando andar de costas na esteira, não ia prestar!!!!! kkkkkkkkk

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi a Ana..tem tempo que não passo por aqui e pelo que pude ver você está firme e forte na dieta né?
    Eu também faço, mais faço no Vigilantes do peso que na verdade não é dieta e sim reeducação alimentar, estou afastada dos Vigilantes a 3 meses mais quero voltar logo, estou até com medo de subir na balança pois a gente que luta com essa coisa de emagrecimento sabe que perder peso é difícil e ganhar é fácil demais.
    Mais vamos que vamos....desistir jamais e lendo seus posts até me animei a recomeçar a "dieta", força ai menina!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  3. Achei bem interessante a materia Ana, realmente os excercios fazem toda a diferença na perda de peso... Faz bem tanto para mente quanto para saude...

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo, o bom é sempre procurar alternativas. O importante é se manter sempre tranquila e focada e fazer uma verdadeira reeducação alimentar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ana, adorei a reportagem!! Vou tentar alguns exercicios! bjs

    ResponderExcluir
  6. ola estou tentando e nunca consigo emagrecer me ajudem

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, volte sempre!!!

Criei esse blog para trocar figurinhas com queridas que se interessam por saúde, dietas, alimentos, exercícios, que estão passando por esse processo de Reeducação Alimentar, para todas que estão decididas a mudar e para àquelas que estão pensando no assunto, enfim, um bloguinho para me dar força e à todas que estão na mesma situação.

" A determinação de hoje é o sucesso de amanhã "

SEJAM BEM VINDAS!!!

Minha meta...

LilySlim Weight loss tickers
Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo